9.7.06

Carlinhos Veiga na TV Horizonte

Qual não foi minha surpresa quando, zapeando, vi o finalzinho do probrama "Viola Brasil" do violeiro Chico Lobo, onde estava o fantástico Carlinhos Veiga e seus parceiros. Meu primeiro encontro com Carlinhos Veiga foi num Som do Céu no acampamento da MPC, em Macacos (Nova lima - Grande Belo Horizonte), e fiquei embasbacado com a qualidade da música, do arranjo, enfim, das qualidades artísticas que o adjetivam. Carlinhos é um violeiro, e dos bons. É crente, e dos bons. Consegue fazer música caipira de primeira, com temática bíblica ser se valer de qualquer "forçassão de barra", e também assume as raízes de seu estilo e tem feito um trabalho de recuperação dos clássicos da viola, o que é uma postura bastante incomum no universo de artistas cristãos.
Muito interessante e digno de nota, foi o convite do Chico Lobo, que também faz um trabalho muito legal com a viola em Minas, promovendo os valores mineiros (é num programa como o dele que ainda é possível ver um Pereira da Viola tocando...), levando um violeiro abertamente evangélico numa emissora católica - sem, em nenhum momento, "esfumaçar" isso.
Gostaria muito de ver mais gente como o Carlinhos: competente, talentoso e comprometido com o que faz. Conheçedor e promotor das raízes de sua arte e que consegue divulgá-la numa harmonia tocante com os temas e espírito da Palavra. Na verdade, eu mesmo gostaria de ser assim. Para além do talento, é preciso ter compromisso e ética do trabalho: não há nada sem esforço. Então fica a dica: Carlinhos Veiga e Chico Lobo (clique nos nomes, e conheça os sites - o do Chico pode estar em construção ainda...).

Abraço.