26.7.06

Voltando ao mundo real...

Sei que a audiência desse blog é muito pequena, mas é justamente por isso que entendo ser preciso explicações sobre minha ausênica. Estive durante toda a semana passada no 2º Encontro Nacional da Rede Brasileira de Cosmovisão Cristã e Transformação Integral, realizada em Macacos. Como estava envolvido na cordenação do evento, estava enterrado num monte de tarefas - e a tensão que a preocupação de que tudo dê certo causa é grande. O Encontro, felizmente, foi um sucesso. As preleções, ou plenárias, foram muito boas e instrutivas; os GTs, apesar de nenhuma inscrição prévia, contaram com ótimas exposições. Outro ponto muito relevante para a Rede foi o lançamento do livro Cosmovisão Cristã e Transformação — Espiritualidade, razão e ordem social, pela Editora Ultimato - que é fruto do 1º Encontro Nacional da Rede, em julho de 2005.

Eu apresentei um pequeno trabalho no GT de Teoria Social, Filosofia e Teologia, sobre um antigo problema na teoria social que é o conflito entre individualismo e holismo metodológico (exemplificados por Weber e Durkheim, respectivamente), uma tentativa de rastreamento do problema na filosofia (muito mal feito) e uma possível solução do problema pela incorporação das categorias teológicas de pessoa e comunidade tal como formuladas por Martin Buber. Também participei do Colóquio de Teologia e Economia da Sociedade Kuyper, falando um pouquinho sobre as opções de forma de engajamento social do cristão: a Teologia da Libertação e o Neo-Calvinismo, a partir da crítica de Nicholas Wolterstorff. Enfim, foi muito legal, e essas discussões terão continuidade no grupo de teoria social e teologia da AKET.

Já está firmado que o próximo encontro será na última semana da julho, em Curitiba. Para quem gosta das colunas no site da Rede, estou retomando essa semana... logo teremos um texto novo.

Abraço.

Saiba quem são: Max Weber, Émilie Durkheim e Martin Buber (Wikipedia rocks!)