23.11.06

Celebração da Liberdade




Esse é um screenshot do meu deskopt rodando Ubuntu 6.06 (Dapper Drake). Linux, por ser um outro paradigma é um pouco difícil de aprender, sobretudo para quem vem de anos de uso/escravidão no Windows da Micro$oft. Se seu problema era preferir o XP porque ele é mais "bonitinho", e que o Linux é muito feio, bom... me desculpe, o screenshot aí em cima desfaz certos preconceitos.

Quanto à dificuldade de uso, é verdade, o Linux exige, mesmo nas distribuições mais voltadas pra usuários finais, como este que vos fala, que o usuário tome seu lugar como parte responsável pelas ações. É incrivel como, ao menos na informática, quanto mais o "componente humano" participa, mais seguro ele fica.

Faça o download do Ubuntu 6.10 (a versão mais recente, chamada Edgy Eft - a Salamandra Hi-tec), ou então do Ubuntu 6.06 (Dapper Drake - o Pato Doméstico Estiloso) que já tem um ciclo de suporte e desenvolvimento. Se não tiver coragem, ou bom senso, e não quiser instalá-lo em seu HD, rode o LiveCD (o mesmo que vc baixou) e tenha a extraordinária experiência de rodar um Sistema Operacional a partir de um CD... (quando mesmo que o Windows vai poder fazer isso?)

Esse blog já tratou sobre questões de software livre e derivações, e convidamos o leitor a ler, caso se interesse:

Desviando-se do mal
Fazendo o papel da Imprensa IV: jornalismo open source

Ah!, claro, se quiser saber mais sobre Linux visite: Ubuntu-br, Viva o Linux!, guia|Foca GNU/Linux, Guia do Hardware (tudo em português).

Abraço.