6.12.06

Comentário que virou post (editado e extendido)

Bom, isso é um comentário que por sua relevância mereceu virar post. Em resposta ao texto "Ruim das Vi$ta", o Kurt Kraut enviou a sujestão de como organizar um "InstallFest" - ou Festa de Instalação - uma forma de reunir gente que conhece Linux (disposta a ajudar), e gente que quer conhecer Linux (mas não tem como fazê-lo sozinhos), e demonstrar como se instala uma Distro Linux, quais as vantagens do Software Livre e Open Source, como cumprir procedimentos normais, com resolver problemas comuns, etc.

O título do texto é sugestivo: "Instalo Linux por cerveja". Leia e procure colocar em prática em sua escola, comunidade, ONG, trabalho, bairro, igreja, clube. Não se engane: GNU/Linux é feito em (e faz) comunidade. Think about it.

Nota: Existem pelo menos duas distribuições GNU/Linux voltada para usuários cristãos: o ICHTUX e o Christian Ubuntu. O ICHTUX é baseado no Kubuntu 6.06 (Dapper Drake) e possui várias ferramentas interessantes no pacote, como fontes hebraicas (para suporte de texto e escrita), várias versões da Bíblia e dicionários (o nome também é muito bem bolado: Ιχθuς - peixe em grego, símbolo do cristianismo e também é um acróstico para Jesus Cristo Filho de D'us e Salvador - mais Tux, o simpático mascote do Linux). O Christian Ubuntu, obviamente, também é baseado no Ubuntu - mas rodando GNOME ao invés de KDE como Grphical User Interface, ou GUI- e me parece possuir as mesmas ferramentas. São boas opções.

Do you Ubuntu?

[nota 09/12: saiu no IDG Now! que o programa anti-pirataria do Vista® foi quebrado por Hackers, e a "solução" está disponível na internet. A Micro$oft® ainda não se pronunciou. Engraçado, onde foi que eu disse isso?]