3.12.06

Ruim das Vi$ta (reeditado e corrigido)

Acho que no dia 30 de novembro foi lançado a versão final do Windows Vista®. Para quem se interessar, o IDG Now! fez um especial muito interessante sobre o Vista® que vale mesmo a pena conferir. Para nós, usuários mortais, domésticos, brasileiros e descarados, há algumas notícias ruins. A primeira foi prenunciada há algum tempo pelo WGA (Windows Genuine Advantage) para o M$ Ruindows XP® (vulgo XeidePobrema), que denunciava e alertava na inicialização que a cópia do SO instalada naquele computador é ilegal. Bom, isso apavorou muita gente que instalou o Service Pack 2 - e funcionou mal, um vez que até em máquinas que rodavam XPau original (rimou...) o programinha-delator-miserável resolvia por o dedo em riste, para a surpresa do honesto usuário. O Vista®, por sua vez, vem equipado com uma versão mais "robusta", o "Windows Software Protection Platform", que também verifica e identifica a legalidade da cópia, mas travará o sistema impedindo seu uso caso detecte uma cópia pirata, a menos que o usuário compre uma cópia original - leia os detalhes aqui. Trocando em miúdos: até o ME® e 2000® a pirataria foi tolerada (era essencial para disseminar o SO e formar uma legião de usuários formados e dependentes - essa estratégia é comum entre as empresas que produzem softwares proprietários que se tornam padrão num área), no XP® um aviso de que as coisas estavam mudando foi dado, e no Vista® o uso de software pirata será combatido com ferramentas e dispositivos que limitem ou impossibilitem seu uso (é impressão só minha ou vemos aqui o mesmo padrão da lógica do traficante? As primeiras doses são de graça, e depois...). Sei não, mas vai ser muito engraçado.

Outra coisa é que o Vista® tem pretensões estéticas. Durante toda a história dos PCs e similares, tanto máquinas quanto SOs são feios, desajeitados, desprazerosos, áridos. Deixando de lado questões como confiabilidade e estabilidade (para que a humilhação não seja maior), a maioria dos usuários desejam um dia ter um Apple® (veja isso, e me diga se você também não pensa assim... e não, não são apenas monitores - todo o hardware está contido ali), porque o Mac® é lindo!!! Você não tem vergonha de deixar seu iMac na sala de estar, aliás vc provavelmente vai ser tentado a fazê-lo: ele é, de quebra, um objeto de decoração. O Mac OS® é funcional e também muito bonito, dá gosto de usar: dê uma olhadinha. Então: no XP® começaram a gastar um pouquinho da grana que rou... ops!, ...que conseguiram vendendo porcar... eita!, ...Windows® para otários, não!, digo, usuários, e melhoraram um pouquinho o layout e apresentação do SO do Bill. Mas foi muito pouco, mesmo. Agora, com o Vista®, resolveram usar o potencial de certa popularização de placas de aceleração gráfica para efeitos e geri-geris mais sofisticados. Bom, o resultado é bonito, se comparado aos padrões da própria Micro$oft® - entratanto, com tanto dinheiro e desenvolvedores, dava pra fazer alguma coisa melhor... Traduzindo: tenha uma boa placa de vídeo associada com um bom processador, porque o Vista® não vai rodar em qualquer máquina - e usar a versão soft deve ser como chupar bala no papel; logo, muitos de nós terão que ficar reféns do XP® por algum tempo.

Toda essa conversa de melhorias no Vista®, de um salto no universo de sistemas operacionais da Micro$oft® e etc., cheira à balela. Sobretudo porque o sistema é todo integrado. É, o Explore®, o Rwindows Media Player®, por exemplo, são associados ao core do Vista®, então, é impossível deletá-los sem corromper o sistema. Você até pode usar outros browsers (como o Mozilla Firefox ou o Opera) e players (como o Winamp), mas não pode se livrar do que a Micro$oft empurrar em você (imagine uma coisa: um usuário inexperiente pode nunca ficar sabendo de outras opções muitas vezes mais adequados às suas necessidade e mais eficientes por que já há uma opção embarcada de maneira mercadologimante duvidosa, senão criminosa, no Rwindows. Eu era um trouxa assim... ¬¬). Além disso, como é integrado, quando você navega na internet pelo M$ Explore®, e o Sistema identifica - ou julga ter identificado - um arquivo de vídeo ou áudio, executa-lo-á sem pedir sua permissão (lembre-se: a Micro$oft® parte do princípio que todo usuário é burro e/ou preguiçoso, e que o último nerd/geek do mundo é o Gates) - e os bandidos sabem disso. Então camuflam malwares, spywares, vírus e outras malignidades digitais como arquivos de vídeo ou áudio, porque sabem que o Rwindows® provavelmente vai (e irá) executá-los (ora!, não são vírus... a extenssão é de áudio/vídeo! ¬¬). E aí vc, seus documentos, sua conta bancária e outros seviços on line estão em apuros. Tudo isso porque o SO é "integrado"... e eles ainda anunciam isso como uma vantagem... é o famoso pega-trouxa (lembre-se, eu SOU um desses infelizes em processo de purgação).

[nota: bom, o IE6 (Internet Explorer® 6) é tido como o pior programa da história - há um certo exagero, mas ajuda a entender -, instável e cheio de vulnerabilidades. Mas tantos problemas acumulados em 3 anos de experiência parecem ter ensinado muitas lições aos desenvolvedores da Micro$oft, e o IE7 parece que vem "bem melhor". Segundo algumas análises prévias, está mais seguro e quando rodando em um tal "modo de segurança", fica totalmente isolado do resto do sistema... tá. Vou acreditar do mesmo jeito que muita gente acreditou na segurança e estabilidade do XPau®.]

Não quero estragar a festa de ningúem, mas no dia do lançamento da versão final do Vista®, alguns desenvolvedores já anunciavam que o sistema era (não ria, não ria) vulnerável a 3 das 10 piores pragas virtuais correntes (kiakiakiakiakiakiakia!) - isso deve ter sido um récorde (parabéns, Gates e Cia.). Bom... sem mais comentários.

Para fechar, saiba você, que é um cara bom e compra software original, que o novo contrato de licensa do Vista cria limitações para a instalação de uma cópia do SO num mesmo IP: ou seja, há uma certa quantidade de vezes ou uma série procedimentos para reinstalar o SO, que você comprou com seu suado dinheirinho, em sua própria máquina. É, é isso mesmo... mas, quem disse que o mundo é justo, né mesmo?

[nota: minha apreciação do Vista® pode ser medonha, tendenciosa e meio fraldinha, então leia alguma coisa mais profissional e aguda escrita pelo grande Kurt Kraut aqui (não se assute, é em português)]

Meu conselho? Bom, se você não quiser morrer de raiva, compre um Mac®. É mais caro, mas ao menos é um produto que cumpre o que promete, e com muita competência (e seus amigos vão morrer de inveja, e eu também). Você também pode esperar um pouco, porque é só uma questão de tempo para que gente sabida (já que o termo hacker agora é cheio de dignidades...) quebre os códigos e derrube as restrições do Vista®... só não sabemos o que mais quebrarão ou inserirão nas cópias "corrompidas" - é como fugir da frigideira e cair nas brasas. Uma terceira alternativa é fazer como os Pingüins Imperadores, seguindo seu expemplo: uma marcha árdua e cheia de dificuldades. Estou tentando fazer uma analogia mais poética, mas está tarde e quero teminar esse post, então: migre para alguma alternativa livre. É, dê um jeito de aprender a usar GNU/Linux, FreeBSD ou qualquer outro SO aberto, livre e confiável.

Essa não é a opção mais fácil. Eu mesmo penei muito (caso queira, leia aqui, aqui e aqui - é rapidinho). Mas o Tux e o GNU (esses simpáticos rapazinhos aí ao lado) recompensam muito bem os que perseveram até o fim (eu acho que Shaliach Sha'ul... peraí... tá bom, tá bom: o Apóstolo Paulo usaria Linux e exortaria seus discípulos despossuídos a usá-lo também... vai por mim, isso é sério). Eu poderia dedicar minha vida inteira a listar vantagens de se usar software livre, mas como não posso fazer isso, indico esse texto (aquivo .pdf em português) para que você, amigo leitor, seja introduzido rápida e didaticamente às benesses da liberdade - o que o motivará a inicar essa às vezes dura caminhada. Caso precise de um pouco mais de motivação leia esse outro post do blog do Kurt Kraut.

[nota: se você se lembrou, durante a leitura, daquele amigo meio nerd que já falou sobre o Linux e coisa e tal, bom, então convíde-o para ir à sua casa e peça ajuda para instalar alguma distribuição GNU/Linux (eu sugiro Ubuntu) em seu computador - há até a possibilidade de fazê-lo em dual boot com o Windows® num mesmo HD - e mostrar alguns truques legais... (aproveite e compre cookies, brownies e muito café... há quanto tempo vc não faz isso com um amigo?) ;)]

Abraço.

Post reeditado dia 04/12, às 14:30.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Aloha,

Quanto a sua última sugestão, de chamar aquele amigo nerd que já falou de GNU Linux para te ajudar a instalar um, eu tenho uma ótima estratégia e modelo de incentivo. Chama-se:

'Instalo Linux por cerveja'

Dê uma lida em http://kurtkraut.wordpress.com/2006/05/04/instalo-linux-por-cerveja/

quarta-feira, dezembro 06, 2006 1:37:00 PM  
Blogger André Tavares said...

Valeu KurtKraut! Vou colocar a indicação no blog.

quarta-feira, dezembro 06, 2006 2:34:00 PM  
Blogger Guilherme de Carvalho said...

Caraca, andré!!

Além de judeu, antropólogo e calvinista, não sabia que vc era tão versado em coisas softwerísticas e trens computantes.

E agora? Vou ter que mexer nesse ubuntu aí... Mas não tenho tempo agora, miséria...

Não deixa de ser uma boa forma de me tornar uma pessoa mais legal, hehehe!

Gui

quinta-feira, dezembro 07, 2006 3:16:00 PM  
Blogger André Tavares said...

Guilherme,

na verdade, o mais importante nem é USAR software livre. Isso que eu estou dizendo é um contra-senso (¬¬), ou parece ser. Entretanto, entender a filosofia do software livre (isso que vc disse de "vou ter que mexer nesse ubuntu aí")é muito mais importante e que dá a base pra se aguentar a dura migração pra GNU/Linux ou outra opção livre/aberta. Por que, como o SO é feito como resultado da contribuição de conjunta e desenvolvimentos mantidos por uma comunidade de usuários, é só usando e sendo em certo número que a coisa acontece. Então engolir sapo e certas imperfeições é parte do processo de melhoria. Realmente, isso nos torna mais legais - no sentido que nos conecta a alguma coisa maior. Valeu pelo comentário,

;)

quinta-feira, dezembro 07, 2006 4:10:00 PM  

Postar um comentário

<< Home