9.12.06

Complaints Choir

Nossa época não é fácil. O mundo anda em caminhos difíceis, e qualquer um que vê jornal se policia pra não reclamar do trânsito depois de ver mais um carro bomba explodir no Iraque. É verdade, os dias são terríveis. Mas a vida do cidadão comum não parou, e o cotidiano pode guardar tragédias kafkianas inenarráveis por serem anônimas, ordinárias.

Como fazer para que pessoas comuns façam suas queixas, sejam ouvidas sem ter que tomar armas e armar uma confusão como Michael Douglas em 'Um dia de Fúria'? - aliás, sempre achei que o lado oposto de Douglas no filme, o personagem de Robert Duval, também poderia ter estourado, também vivia sob pressão num esquema aterrador...

Mas voltando à questão e já dando uma solução, ou melhor, citando uma: o projeto Complaints Choir Worldwide resolveu dar voz, literalmente, a cidadãos, digamos, desconsolados de países que, bem..., apesar de tudo têm seus problemas, como Inglaterra, Finlândia, Alemanha, Noruega, e Rússia.

Explicando: Complaints Choir poderia ser traduzido por "Coral das Queixas"; então, é um coral formado por gente comum (que é informada e convidada a participar do projeto por meio de propaganda local) que compõem juntos uma canção de lamúrias e querelas do dia-à-dia, e presentam o resultado final em público - em estações, praças, pubs, portos (?), etc..

No site oficial podem ser vistos os vídeos das apresentações do projeto em Birmingham e Helsinki, cada um com algo em torno de 8 min. (Hamburgo e St. Petersburg podem ser conferidos em fotos; os resultados em Bodoe ainda não estão no site). É engraçado, curioso, agudo (por vezes) e parece dar certo - sobretudo pela reação do público.

O tema geral (queixar-se) e o bordão (it's not fair!) são partilhados por todo o projeto (salvo engano), mas o resultado final (me parece) é fortemente influenciado pelas competências locais: o Complaint Choir de Helsink é simplismente genial, seja na afinação, no número de participantes, mas sobretudo pela sagacidade (aquela menção ao Nokia ring é impagável) - na verdade a Finlândia vai se tornando um país muito interessante: na música há a magnífica Sibelius (uma das principais escolas de música da Europa, de onde saiu essa coisa chamada Apocalyptica); o idealizador do Linux é um finlandês, o Linus Torvalds; mais de 30% dos finlandeses usam Firefox; a língua deles é uma coisa linda (o Tolkien era absolutamente apaixonado pelo finlandês, e os mitos épicos da Finlândia exerceram forte influância sobre ele)... enfim, queria ir pra lá se não fosse tão gelado... (como será que são as finlandesas, hein? Calma Carol, foi só brincadeirinha...).

Assistam, vale a pena; e pensemos: como seria um Complaints Choir Brasil?